Home / NOTÍCIAS / Possível retorno do fenômeno La Niña preocupa especialistas

Possível retorno do fenômeno La Niña preocupa especialistas

ONU alerta: La Niña pode voltar e alterar o clima global
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) emitiu um alerta nesta semana sobre a possível volta do fenômeno La Niña nos próximos meses. O evento climático natural ocorre quando há resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico, alterando o padrão dos ventos e trazendo efeitos em várias partes do planeta.

Se confirmado, o fenômeno pode provocar secas prolongadas em regiões como América do Sul e África e, ao mesmo tempo, chuvas torrenciais e enchentes em áreas da Ásia e América do Norte. O impacto também deve atingir diretamente a agricultura, com risco de quebra de safras, além de afetar o abastecimento de água e a infraestrutura urbana.

Mesmo com o resfriamento associado ao La Niña, os especialistas ressaltam que as temperaturas globais devem permanecer acima da média histórica, devido ao agravamento da crise climática. Isso significa que os extremos podem ser ainda mais intensos.

Governos e organizações internacionais já começam a planejar medidas de adaptação para evitar perdas econômicas e humanitárias. No Brasil, meteorologistas alertam que algumas regiões podem enfrentar estiagens mais severas, enquanto outras devem se preparar para excesso de chuvas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *